Seguidores

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

4 Homens e um Segredo

Posted at   18:37  |  in   ZPE Paulista

“Segredo de Estado”

Durante um ano e meio, o projeto para a criação da ZPE de Fernandópolis, foi tratado com “segredo de estado”, devido sua importância para o desenvolvimento da cidade. Qualquer vazamento, poderia comprometer o trabalho e colocar em risco a viabilização política e técnica do projeto.
Conta o prefeito Luiz Vilar, que após o encerramento das eleições que o reconduziu de volta ao Paço Municipal, “era preciso pensar grande, buscar algo novo capaz de impactar a comunidade e tirar a cidade do marasmo, da estagnação, gerar empregos e promover o desenvolvimento do município”.
Durante uma de suas viagens naquela época, conheceu o professor Helson Braga e a partir daí, surgiu a idéia de montar um projeto capaz de garantir a instalação da primeira ZPE do estado em Fernandópolis. Era o começo da grande maratona de peregrinação de idas e vindas à Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Era preciso montar um restrito e fechado grupo de trabalho, capaz de manter em segredo todo o desenrolar do projeto. Buscou dois conhecidos estrategistas; o professor José Ataides, diretor de Planejamento da FEF e o professor Paulo Roberto Teixeira Junior, da Unicamp.

Foto 01 - Professor Helson Braga


Debruçados sobre a idéia, primeiro era preciso encontrar uma área que facilitasse a logística para o escoamento da produção das empresas da ZPE. A proximidade com a ferrovia era fundamental para o bom encaminhamento do projeto ao Conselho das Zonas de Processamento de Exportação. Duas áreas foram indicadas para a instalação da ZPE: uma pertencente aos atuais proprietários da Fazenda São Pedro, conhecida como “Fazenda dos Ingleses”, que não se interessaram pelo projeto, e outra, pertencente a Orlando Biroli Filho, que acabou aceitando o desafio de investir no projeto das ZPE Paulista.
Vilar lembra que durante todo esse tempo, contou com a ajuda e orientação do professor Helson Braga, que além de presidir a Abrazpe – Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação, é também a maior autoridade brasileira e um dos maiores e mais respeitados especialistas do mundo em Zonas de Processamento de Exportação.
Ao longo desse tempo, o projeto da ZPE Paulista passou por diversos ajustes, até conseguir no dia 28 de maio deste ano o aval da CZPE – conselho das Zonas de Processamento de Exportação, que publicou no diário Oficial da União, seu parecer favorável, indicando ao presidente Lula a criação de um decreto-lei autorizando a instalação da ZPE de Fernandópolis. O presidente Lula assinou o decreto no dia 30 de junho. A publicação saiu no diário Oficial de 1º de Julho, data que ficará para sempre marcada como o grande divisor de águas na história de Fernandópolis.

foto 02 - No sentido horário, José Ataides, Luiz Vilar, Helson Braga e Paulo Teixeira Junior
Fonte: Jornal Tá Na Mão /Texto: Cabreira
Visite http://www.multifloranet.com.br - Site Oficial Floricultura Multiflora Fernandopolis

Share this post

About Naveed Iqbal

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Follow him on Google+.

0 comentários :

Related Posts with Thumbnails
Sobre - Privacidade - Contato
Copyright © 2013 fernandopolis on line . Distributed By Blogger Themes | Blogger Template by
Proudly Powered by Blogger .
back to top