Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Abricó de Macaco

Posted at   20:36  |  in   Curiosidades


Esta semana estava terminando um serviço no "nucleo da cesp" e me deparei com esta bela árvore.

Embora ela desperte atenção, muita gente ainda não sabe seu nome, então resolvi postar um pouco mais desta bela espécie amazônica que se adaptou tão bem em nossa cidade.
Conhecida popularmente como abricó-de-macaco, macacarecuia, curupita, castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, árvore-de-macaco, amêndoa-dos-andes ou cuiarana, esta espécie pertence a família Lecythidaceae.
Originária da América do Sul ou seja da Floresta Amazônica, seu ciclo de vida é perene e sua multiplicação é através de sementes.
O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. Suas flores possuem seis pétalas esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas e curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo rácemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento, com seus estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas, esta bela flor não passa desapercebida aos apreciadores da Natureza. As flores carnosas e com um delicado aroma de rosas, atraem abelhas e mamangavas, que encarregam-se da polinização. Sua floração pode perdurar por todo o ano, embora se intensifique na primavera e verão.
Seus frutos chamam atenção pelo tamanho, são grandes cáspulas globosas, de casca marrom e lenhosa, que podem pesar até 3 quilos, levam em média 1 ano para amadurecer e se tornam um perigo quando caem. Com cerca de 20 cm de diâmetro, o fruto ganhou o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, possui cor azulada com cerca de 200 a 300 sementes, embora comestíveis, os frutos possuem aroma desagradável, o que causa desinteresse para o consumo servindo assim apenas de alimento aos animais domésticos e principalmente aos macacos.
Mesmo sendo muito ornamental não se aconselha plantá-la em locais com circulação de pessoas e automóveis, para se evitar acidentes com os pesados frutos. O abricó pode chegar aos impressionantes 35 metros de altura se plantado em fazendas, parques, grandes jardins ou jardins botânicos. Seu crescimento é considerado rápido, necessitando apenas de tutoramento nos primeiros anos após seu plantio, aprecia o calor e a umidade, mas nos primeiros anos é aconselhável uma proteção da muda durante o sol quente do meio-dia, já que na floresta amazônica esta proteção é feita naturalmente pelas copas das árvores maiores.
Para melhor desenvolvimento deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, tolera até pequenos encharcamentos. Com todos estes cuidados as florações surgem a partir do quinto ano.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais desta bela espécie.
 


Share this post

About Naveed Iqbal

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Follow him on Google+.

0 comentários :

Related Posts with Thumbnails
Sobre - Privacidade - Contato
Copyright © 2013 fernandopolis on line . Distributed By Blogger Themes | Blogger Template by
Proudly Powered by Blogger .
back to top