Seguidores

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fujindo da Gordura Trans

Posted at   11:12  |  in   Você Sabia?


Você sabe o que é gordura trans? São gorduras insaturadas que sofrem um processo de hidrogenação das gorduras vegetais (quando os líquidos em temperatura ambiente passam para a forma sólida ou semissólida)
As gorduras trans estão presentes numa grande parte dos alimentos que consumimos diariamente principalmente nas batatas fritas, nos bolos, nos biscoitos cream cracker e nas bolachas recheadas, no chocolate, nos salgadinhos, no sorvete, na pipoca de micro-ondas, na margarina e em muitos outros alimentos industrializados.
O que leva a indústria a utilizar esta vilã é por que ela dá mais consistência a esses produtos, melhorando sua textura, deixando-os mais crocantes, e conservando-os por mais tempo.
Há alguns anos atrás, ninguém dava muita importância a esse tipo de substância e as gorduras saturadas eram as únicas apontadas como “vilãs da dieta”. Algumas instituições de saúde pública no mundo começaram a alertar a população sobre os riscos de seu consumo excessivo. A Universidade Wake Forest, dos EUA, e a revista especializada New England Journal of Medicine, foram as primeiras a divulgar pesquisas relacionadas a este assunto.
No Brasil o consumo per capita desse componente é estimado em 6,6 g diárias, uma quantia considerada abusiva levando em consideração que o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são de 2 g.
Os problemas para a saúde são muitos, a gordura trans é responsável pela formação da gordura visceral que pode desencadear síndrome metabólica, diabetes e pressão alta, entre outros problemas sérios. Só para se ter uma idéia, o consumo de 5 g diárias desse tipo de gordura aumenta em 25% o risco de doenças cardíacas.
Embora seja de origem vegetal, a trans é modificada industrialmente e por isso o corpo humano não consegue absorvê-la. Além de sua inutilidade para nosso organismo, ela é responsável por diminuir o colesterol bom (HDL) e aumentar o ruim (LDL).
Antes de consumir um produto fique atento as informações da embalagem e fuja da gordura trans, seu corpo agradece.


Share this post

About Naveed Iqbal

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Follow him on Google+.

0 comentários :

Related Posts with Thumbnails
Sobre - Privacidade - Contato
Copyright © 2013 fernandopolis on line . Distributed By Blogger Themes | Blogger Template by
Proudly Powered by Blogger .
back to top