Seguidores

sábado, 29 de agosto de 2015

SUS Digital

Posted at   09:12  |  in   Boas Iniciativas




Baseado em pesquisas que apontam cada vez mais o uso do Smartphone, com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e reduzir custos, o Ministério da Saúde tem trabalhado na integração dos sistemas de saúde e anunciou a disponibilidade do cartão SUS digital para todos os usuários.
Trata-se de um aplicativo que disponibilizará ferramentas importantes ao usuário do sistema, como por exemplo, o controle da aferição de pressão e medição de glicemia, essenciais para quem tem diabetes e hipertensão. Ao preencher as informações, a ferramenta mostrará, com auxílio de gráficos, os últimos registros de pressão máxima e mínima, bem como a evolução das taxas de glicemia. Disponível para smartphones com sistema Android e previsão para ser lançado em novembro na Apple Store.
Com o uso do aplicativo o cidadão poderá indicar se possui alergia, se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados.
O aplicativo vai permitir traçar um diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente. Por enquanto o uso do aplicativo ainda é restrito, mas atualizações nos próximos meses ampliará a oferta de serviços disponíveis ao usuário.

Cartão SUS - Possibilita a identificação única dos usuários do SUS e, com isso, é possível reunir o conjunto de atendimentos realizados, onde quer que aconteçam. Hoje, todo brasileiro com CPF válido possui o número do Cartão Nacional de Saúde, como consequência da integração da base de dados do cartão (CadSUS Web) com a Receita Federal. O registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde. Além disso, será possível organizar ainda mais a rede de atendimento e a oferta dos serviços de saúde em todo o país.

As unidades da rede pública de saúde devem prestar atendimento à população independentemente da apresentação do cartão. Se o paciente não tiver o cartão (digital ou em mídia plástica) ou mesmo o número, o registro pode ser feito no momento do atendimento. Isso vale tanto para as unidades públicas como privadas.

Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Para quem ainda não possuir, o Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento ao cidadão nos estados e municípios. Desta forma, basta se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa do cidadão para efetuar o cadastro. É necessário informar o nome do usuário do SUS, o nome da mãe, o sexo, raça e etnia, o município de naturalidade, a data de nascimento e o endereço.

Share this post

About Naveed Iqbal

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Follow him on Google+.

0 comentários :

Related Posts with Thumbnails
Sobre - Privacidade - Contato
Copyright © 2013 fernandopolis on line . Distributed By Blogger Themes | Blogger Template by
Proudly Powered by Blogger .
back to top